O ministro da Defesa, Nelson Jobim, se reúne nesta quinta-feira, às 16h, com parentes das vítimas do acidente com o Airbus-A320 da TAM, no Hotel Blue Tree Convention Ibirapuera, em São Paulo. O encontro ocorrerá um dia antes de o acidente completar um mês.
Na noite desta terça-feira, Jobim se reuniu com parentes de vítimas em Porto Alegre (RS). Na ocasião, ele anunciou o apoio do governo federal às famílias, que fizeram cobranças, principalmente para o cumprimento das obrigações da companhia aérea e na aceleração das ações judiciais relacionadas ao caso.
— As cobranças foram absolutamente compatíveis com a dor, e o governo entende perfeitamente isso. As determinações do presidente Lula foram exatamente nesse sentido de que o ministro da Defesa centralize nesse momento a questão da crise aérea, e a crise aérea é assunto de que eu vou tratar — disse.
Jobim solicitou que as famílias indicassem um representante que servisse de contato com um assessor designado por ele para tratar do assunto. Ele entregou ao representante um relatório da empresa aérea e pediu uma avaliação escrita, até amanhã, que permita saber se estão corretas as informações da companhia.
O ministro disse que é preciso que a dor coletiva gerada pelo acidente ajude a dar soluções para a segurança na aviação brasileira. Jobim afirmou que a regra deve ser "segurança, regularidade e pontualidade", sendo que os dois últimos itens podem ser sacrificados em nome da segurança. "Mas a segurança é absolutamente inegociável."