Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2026

Em reunião ministerial, Lula reforça que governo é de coalizão

Segunda, 02 de Abril de 2007 às 13:33, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou nesta segunda-feira na primeira reunião com os novos ministros, no Palácio do Planalto, que seria "saudável" na composição das equipes levar em conta que este é um governo de coalizão.

A informação é do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, que participou do encontro. Segundo ele, Lula ponderou aos ministros que eles não estão obrigados a indicar apenas pessoas de seus partidos para cargos.

O presidente pediu, ainda, que os ministros não se criticassem publicamente e que tomassem cuidado ao fazer declarações que possam afetar a política externa do país. De acordo com Franklin, Lula também lembrou que não existe política de ministros, mas de governo.

Além de Franklin, estiveram presentes à reunião os novos ministros da Saúde, José Gomes Temporão; da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; da Agricultura, Reinhold Stephanes; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Exterior, Miguel Jorge; do Trabalho, Carlos Lupi; e do Turismo, Marta Suplicy.

Wlafrido Mares Guia, que saiu do Turismo para a Secretaria de Relações Institucionais; Luiz Marinho, que assumiu a Previdência no lugar do Ministério do Trabalho e Emprego; Tarso Genro, que ocupa a pasta da Justiça no lugar da Secretaria de Relações Institucionais; e Alfredo Nascimento, que retornou ao Ministério dos Transportes, também participaram. Além deles, os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo.

A ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) está representando o país no Senegal. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, também não participou, pois retorna nesta segunda do período de licença.
 

Tags:
Edições digital e impressa