Rio de Janeiro, 14 de Fevereiro de 2026

Em nota Ellen Gracie nega "pressões externas"

Quinta, 30 de Agosto de 2007 às 13:30, por: CdB

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, divulgou nota oficial, nesta quinta-feira, negando que "pressões externas" tenham interferido no julgamento da denúncia do mensalão.

Segundo uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira revela que o ministro Ricardo Lewandowski teria dito que a "imprensa acuou o Supremo" e que "todo mundo votou com a faca no pescoço". De acordo com a reportagem, "a tendência era amaciar para o Dirceu [ex-ministro, acusado de corrupção ativa e formação de quadrilha]".

Em nota, a ministra Ellen Gracie disse que "o Supremo Tribunal Federal - que não permite, nem tolera que pressões externas inferfiram em suas decisões - vem reafirmar o que testemunham sua longa história e a opinião pública nacional, que são a dignidade da Corte, a honorabilidade de seus ministros e a absoluta independência e transparência dos seus julgamentos. Os fatos, sobretudo os mais recentes, falam por si e dispensam maiores explicações”.
 
Ellen Gracie, contudo, recusou-se a conceder entrevista aos jornalistas no intervalo da sessão desta quinta no Supremo. Já o ministro Ricardo Lewandowski deixou o plenário antes do intervalo.

Tags:
Edições digital e impressa