Rio de Janeiro, 01 de Fevereiro de 2026

Em nota, CNBB cobra reforma do sistema político

Sexta, 22 de Junho de 2007 às 14:41, por: CdB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota nesta sexta-feira em que se diz "perplexa" diante do momento político atual, referindo-se às denúncias de corrupção "em várias instâncias dos Três Poderes". A entidade não especificou a quais casos se refere.

A CNBB cobra a apuração das denúncias, punição dos responsáveis e defende a realização de referendos populares e plebiscitos. Na nota a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil diz que "é necessário aprimorar os mecanismos da democracia representativa e favorecer a democracia participativa (...) A experiência de participação popular na política é uma conquista e um patrimônio precioso da sociedade".

A entidade católica atribui a corrupção à "ambição desmedida de riqueza", "falta de consciência moral" e a "corporativismos históricos". E cita trecho da Bíblia. A nota também diz que "a denúncia do profeta Isaías vale também hoje: "eles gostam de subornos, correm atrás de presentes; não fazem justiça ao órfão e a causa da viúva nem chega até eles" (Is 1,23)".

Tags:
Edições digital e impressa