O papa Bento 16 lamentou neste domingo a violência e as calamidades naturais que causam mortes e destruição na América Latina e em outras partes do mundo. Em sua tradicional mensagem de Páscoa Urbi et Orbi (destinada à cidade de Roma e a todo o mundo), Bento 16 afirmou que "quantas feridas, quantas dores no mundo! Não faltam calamidades naturais e tragédias humanas que provocam numerosas vítimas e ingentes danos materiais".
- Penso no que aconteceu recentemente em Madagascar, nas Ilhas Salomão, na América Latina e em outras regiões do mundo. Penso no flagelo da fome, nas doenças incuráveis, no terrorismo e nos seqüestros de pessoas, nos mil rostos da violência - às vezes justificada em nome da religião -, no desprezo da vida e na violação dos direitos humanos, na exploração da pessoa -, disse.
O papa falou a dezenas de milhares de fiéis católicos reunidos na Praça São Pedro, em Roma. O líder da Igreja Católica lamentou a situação no Oriente Médio.
- No Oriente Médio, junto com sinais de esperança no diálogo entre Israel e a Autoridade Palestina, nada de positivo, infelizmente, vem do Iraque, ensangüentado por contínuas matanças, enquanto fogem as populações civis -, lamentou.
- No Líbano, a paralisia das instituições políticas põe em perigo o papel que o país está chamado a desempenhar na área do Oriente Médio e hipoteca gravemente seu futuro -, disse Bento 16.
- Não posso esquecer, enfim, as dificuldades que as comunidades cristãs enfrentam quotidianamente, e o êxodo dos cristãos daquela terra bendita que é o berço da nossa fé. Àquelas populações renovo com afeto minha proximidade espiritual -, afirmou o papa.
Após o balanço da situação humanitária no planeta, o papa fez uma reflexão sobre a capacidade humana de manter a fé diante de tão sombrias perspectivas.
- A dor, o mal, as injustiças, a morte, especialmente quando afetam os inocentes - por exemplo, as crianças vítimas das guerras e do terrorismo, das doenças e da fome - por acaso não submetem nossa fé à dura prova? -, questionou Bento 16.
A mensagem do Pontífice foi acompanhada por mais de 67 países via satélite. Depois, Bento 16 desejou Feliz Páscoa aos fiéis em 62 línguas.
Bento 16 passará os próximos dias em sua residência, em Castelgaldolfo. Em maio, ele embarca por um giro latino-americano, que começará no Brasil.
Em missa de Páscoa, Papa lamenta violência na América Latina
Domingo, 08 de Abril de 2007 às 13:17, por: CdB