Rio de Janeiro, 22 de Fevereiro de 2026

Ellen Gracie troca relator de <i>habeas corpus</i> de Virgílio Medina

Segunda, 08 de Outubro de 2007 às 14:58, por: CdB

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, nomeou o ministro Marco Aurélio Mello para ser o relator do habeas corpus apresentado pelo advogado Virgílio Medina, preso na Operação Furacão, da Polícia Federal. Ele é investigado pela suposta prática de corrupção passiva.

Virgílio é irmão de Paulo Medina, ministro afastado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e está preso na carceragem da Polinter, no Rio de Janeiro. No habeas corpus, o advogado pede para aguardar em liberdade a conclusão das investigações do caso, pois não representa qualquer tipo de ameaça à ordem pública.

A defesa de Virgílio recorreu ao STF porque o STJ já havia indeferido uma liminar com o mesmo pedido.

O habeas corpus foi protocolado no STF em 24 de setembro e distribuído para o ministro Menezes Direito. Em seu despacho, Direito questionou se não haveria prevenção para que o ministro Marco Aurélio relatasse o processo. Marco Aurélio foi o ministro que analisou, no STF, todos os pedidos dos envolvidos na Hurricane.

Tags:
Edições digital e impressa