>
02/03/2011Elevação da Selic atende interesses do capital especulativo, diz Força Sindical
Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A Força Sindical criticou a elevação da taxa básica de juros (Selic) para 12,75% ao ano. O aumento de 0,5 ponto percentual foi decidido hoje (2) na segunda reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).
“Ao elevar a taxa Selic, o governo, mais uma vez, atende aos interesses do capital especulativo, com uma clara demonstração de que o espírito conservador continua orientando a política monetária nacional”, diz a nota do sindicato.
Segundo a Força Sindical, não faz sentido adotar medidas contra a inflação, porque a economia mostra sinais de desaquecimento. A entidade acredita que a medida, em conjunto com os cortes no Orçamento e novo valor do salário mínimo vão “ na contramão do desenvolvimento econômico com distribuição de renda”.
Edição: Rivadavia Severo
Leia também:
Sem ajuste fiscal, aumento de juros trará custos elevados para o país, avalia Firjan Para Fiesp, novo aumento dos juros é “exagero” Copom eleva taxa básica de juros para 11,75% ao ano