A Electricidade de Portugal (EDP), empresa estatal fornecedora de energia elétrica no país, teve que suspender o funcionamento de 2 mil quilômetros de cabos de força nos últimos dias devido a incêndios florestais que também afetaram os serviços de telefonia.
Cerca de 100 mil usuários ficaram sem eletricidade, ainda que momentaneamente, desde quarta-feira, quando começou uma onda de incêndios florestais que já deixou pelo menos nove mortos no país.
Além dos cabos de alta e média tensão, a empresa também precisou desativar 2.400 transformadores, pelo menos por um curto período, desde quarta-feira. A desativação ocorreu para evitar explosões.
Em alguns locais da região central de Portugal, um terreno montanhoso, cabos e transformadores foram queimados, segundo os porta-vozes.
Na segunda-feira, a EDP desativou 240 transformadores. Quinhentos homens foram enviados para as zonas de incêndio, para restabelecer o fornecimento de energia. Cerca de 10 mil consumidores ficaram sem eletricidade.
Os incêndios também afetaram o serviço das três operadoras de telefonia celular do país - TMN, Vodafone Telecel e Optimus.
Eletricidade e telefonia são afetadas pelo fogo em Portugal
Segunda, 04 de Agosto de 2003 às 18:28, por: CdB