Rio de Janeiro, 27 de Março de 2026

Eleições 2006: aumentam as chances de segundo turno

Duas pesquisas divulgadas neste sábado pela Rede Globo mostram que aumentaram as possibilidades de um segundo turno entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato do PSDB Geraldo Alckmin. De acordo com a pesquisa Ibope, a soma dos demais candidatos supera o porcentual de Lula nas pesquisas. (Leia Mais)

Domingo, 01 de Outubro de 2006 às 09:56, por: CdB

Duas pesquisas divulgadas neste sábado pela Rede Globo mostram que aumentaram as possibilidades de um segundo turno entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato do PSDB Geraldo Alckmin. De acordo com a pesquisa Ibope, pela primeira vez, a soma dos demais candidatos supera o porcentual de Lula nas pesquisas e reforça a realização de um segundo turno em 30 de outubro. Plo Datafolha, há um empate técnico entre a soma dos outros candidatos e o porcentual alcançado por Lula.

Ibope

Lula tinha 49% das intenções de votos em 21 de outubro. Passou para 47% na pesquisa divulgada no dia 23, para 48% no dia 27 e agora tem 45%.

Alckmin registrou 30% no dia 21; foi para 33% no dia 23; oscilou para 32% em 27 de outubro e agora subiu para 34% das intenções de voto.

A candidata Heloísa Helena, do Psol, marcou 9% em 21 de outubro e repetiu o índice de 8% nas pesquisas dos dias 21, 23, 27 e 30.

Cristovam Buarque, do PDT, manteve 2% nas pesquisas do dia 21 até o dia 30 de outubro. Brancos, nulos e indecisos ficaram em 9%. Os outros candidatos ficaram com 2%.

Pelos votos válidos, que descontam os brancos e nulos, Lula tem 49%; Alckmin ficou com 31%; Heloísa Helena registrou 9% e Cristovam Buarque anotou 2%. Os candidatos ficaram com 2%.

Datafolha

No Datafolha, Lula tinha 50% em 19 de outubro; passou para 49% no dia 22, manteve o índice em 27/9 e agora está com 46%.

Alckmin tinha 29% na pesquisa do dia 19, foi para 31%; 33% dia 27 e agora tem 35%.
Heloísa Helena começou o mês com 9%, caiu para 7% no dia 22 e manteve-se nos 8% nas pesquisas do dia 27 e 30.

Cristovam Buarque manteve-se na casa dos 2% em todas as pesquisas do Datafolha do mês de outubro.

Os outros candidatos somaram 1%. Brancos e nulos ficaram em 4% e indecisos em 5%.
Pelos votos válidos, Lula tem 50%; Alckmin fica com 38%; Heloísa Helena registra 9% e Cristovam Buarque 2%. Os outros candidatos também obtiveram 1% das intenções de votos.

O Datafolha também simulou um segundo turno com Lula e Alckmin. Pelos números Lula passou 55% no dia 19 para 54% em 22/9. No dia 27, o presidente caiu para 52% e agora tem 49%. Alckmin tinha 38%; subiu para 39%; foi para 41% e agora tem 44%.

Tags:
Edições digital e impressa