Rio de Janeiro, 28 de Outubro de 2026

Efeitos da crise global no Brasil devem ser menos agudos que os da iniciada em 2008, diz BC

Quinta, 08 de Setembro de 2011 às 05:12, por: CdB

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A atual deterioração do cenário externo deve causar impacto sobre a economia brasileira equivalente a um quarto do efeito observado durante a crise internacional de 2008 e 2009. A previsão faz parte de um cenário alternativo, que consta da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada hoje (8).

A projeção “supõe que a atual deterioração do cenário internacional seja mais persistente do que a verificada em 2008/2009, porém, menos aguda, sem observância de eventos extremos”.

Segundo a ata, nesse cenário alternativo, a atividade econômica doméstica desacelera e, apesar de ocorrer depreciação da taxa de câmbio e a redução da taxa básica de juros, a inflação se posiciona em patamar inferior ao que seria observado caso não fosse considerado o efeito da crise econômica internacional.

No último dia 31, o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual para 12% ao ano.

Edição: Juliana Andrade

Tags:
Edições digital e impressa