Duzentos rebeldes foram presos por forças iraquianas e americanas em Tal Afar, no norte do Iraque, região considerada um dos mais importantes bastiões das forças insurgentes. Segundo anúncio feito nesta quinta-feira pelo Exército iraquiano, 150 deles eram procedentes da Síria, do Sudão, do Iêmen e da Jordânia. Os outros 50 supostos terroristas eram iraquianos e portavam documentos falsos. .
Violentos combates e ataques a bomba ocorreram e mataram civis. Boa parte da população deixou a cidade, localizada a 420 quilômetros ao norte de Bagdá e a 60 quilômetros da fronteira com a Síria.
Os sunitas eram ligados ao regime do ex-ditador Saddam Hussein. Após sua deposição, os EUA colocaram uma liderança xiita na cidade, que vem observando muitos ataques lançados por insurgentes sunitas. Tal Afar tem 90% de sua população de etnia turcomana e 70% deles seguem a linha religiosa sunita
Ainda nesta quinta-feira, 17 corpos não-identificados foram encontrados em uma fazenda ao sul de Bagdá. Todos os corpos estavam em roupas civis e não tinham documentos. Dois outros corpos em estado de decomposição, com vendas nos olhos e algemados, foram encontrados nos arredores da capital iraquiana