Rio de Janeiro, 03 de Fevereiro de 2026

Dunga: "Brasil não está jogando mau futebol"

O técnico Dunga rebateu as críticas de que a Seleção Brasileira está apresentando um mau futebol na Copa América. Para o treinador, a equipe foi eficiente e jogou dentro do que é possível na primeira fase do torneio.

Sexta, 06 de Julho de 2007 às 12:02, por: CdB

O técnico Dunga rebateu as críticas de que a Seleção Brasileira está apresentando um mau futebol na Copa América. Para o treinador, a equipe foi eficiente e jogou dentro do que é possível na primeira fase do torneio.

"Não vejo como mau futebol. Uma equipe que consegue fazer três gols no Chile e bater um Equador muito fechado não está jogando mau futebol", afirmou o técnico concedida nesta sexta-feira em Puerto La Cruz.

Dunga ressaltou que a cobrança por futebol bonito é antiga no Brasil e não afeta o seu trabalho. "Ganha quem é mais eficiente. Essa cobrança para jogar bonito não começou comigo. Teve antes e terá com meus sucessores", disse.

Seguindo a linha de raciocínio, o treinador negou que esteja faltando alegria à Seleção Brasileira. "Alegria não é só drible. Quando o goleiro faz uma defesa, o zagueiro se antecipa, o volante faz uma cobertura, também é alegria", afirmou.

Quanto a habitual comparação entre as Seleções da Copa do Mundo de 1982, considerada exemplo de jogo bonito, e a do Mundial de 1994, campeã sem apresentar um futebol vistoso nos olhos dos mais exigentes, Dunga evitou polêmica.

"Nenhuma das duas (é o melhor estilo de jogo). Passou muito tempo, esses times estão no passado. Fazer uma mescla desses times seria o ideal, mas não é simples", analisou.

Porém, o treinador reafirmou que o seu pensamento é sempre vencer. "Torcedor brasileiro, como todo mundo, gosta de vencer. Se não pensar assim, vamos passar mais 24 anos vendo os europeus triunfaram. Tem que aliar qualidade e eficiência. Já vi muitos times perderem com muita firula", completou.

Seleção ainda não está definida

Na véspera do jogo contra o Chile, válida pelas quartas-de-final da Copa América, o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, disse que vai esperar o treino da tarde desta sexta-feira para definir o time.

O treinador não poderá contar com o lateral-direito Daniel Alves, suspenso, e o outro jogador da posição no elenco, Maicon, é dúvida por conta de dores no ombro. O meia Elano e o zagueiro Alex Silva seriam as opções.

"Temos que ver como vai a recuperação do Maicon. Há algumas possibilidades e vamos avaliar todas", afirmou o técnico em entrevista concedida nesta sexta-feira em Puerto La Cruz.

Em relação à formação do meio-de-campo, Dunga manteve o mistério. "As duas formações deram resultado. Tenho até amanhã para analisar o Chile e pensar em como vou montar o time", disse em resposta à pergunta sobre a opção por Júlio Baptista ou Ânderson.

Porém, o treinador deu a entender que pode voltar a escalar o mesmo meio-de-campo da partida contra o Equador, formado por Mineiro, Josué, Gilberto Silva e Júlio Baptista.

"Você jogar com atletas de característica mais ofensiva não significa que o time será mais ofensivo. Depende de muita coisa, é muito relativo", explicou.

Tags:
Edições digital e impressa