Rio de Janeiro, 11 de Outubro de 2026

Doze municípios estão em estado de calamidade em SC

Sexta, 28 de Novembro de 2008 às 08:47, por: CdB

Doze municípios de Santa Catarina já decretaram Estado de calamidade pública após a seqüência de temporais que atingiu o estado, sobretudo, no último fim de semana. Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú, Benedito Novo, Blumenau, Luis Alves, Itajaí, Rodeio, Itapoá, Brusque e Ilhota já não dão conta de manter os serviços essenciais prestados à população e precisam de ajuda externa para atendimento às vítimas.

De acordo com o último boletim divulgado nesta sexta-feira pela Defesa Civil de Santa Catarina, o número de mortos permanece 99, liderado por Ilhota (29), Blumenau (22) e Gaspar (15). Até o momento, 78.707 pessoas estão desabrigadas e desalojadas na região e, oficialmente, outras 19 estão desaparecidas.

A Defesa Civil comunicou ainda que um engenheiro realiza, das 7h às 12h desta sexta-feira, um procedimento denominado purga no gasoduto rompido no bairro de Belchior, na região de Gaspar (SC). O procedimento consiste na colocação de nitrogênio para expulsar o gás que permanece no interior do duto. O boletim esclarece que pode haver cheiro de gás no local, mas que a operação não oferece nenhum risco à população. A previsão para o reparo do gasoduto é de 20 dias.

Tags:
Edições digital e impressa