O relatório disse que Nagornykh era informado rotineiramente sobre exames positivos de doping e que decidia "quem iria se beneficiar de um acobertamento e quem não iria"
Por Redação, com Reuters e Sputnik - de Moscou:
A Rússia demitiu um vice-ministro do Esporte envolvido no escândalo de doping que levou ao veto à participação da equipe de atletismo do país na Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016, informou o governo nesta segunda-feira.
Yury Nagornykh foi apontado como um participante central em um esquema de doping patrocinado pelo Estado russo em uma investigação realizada pela Agência Mundial Antidoping (Wada) e divulgada semanas antes da Rio 2016.
O relatório disse que Nagornykh era informado rotineiramente sobre exames positivos de doping e que decidia "quem iria se beneficiar de um acobertamento e quem não iria".
O site do governo da Rússia não mencionou o escândalo de doping. Dizendo que Nagornykh pediu demissão e que a saída foi assinada pelo primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev.
A saída de Nagornykh acontece na esteira da de seu ex-chefe, o ministro dos Esportes, Vitaly Mutko. Ele recebeu o cargo de vice-primeiro-ministro a cargo do esporte na semana passada, e do diretor do Comitê Olímpico Russo.
Interpol
A Agência Mundial Antidoping (WADA). A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e a Universidade de Universidade de Lausana lançaram um projeto conjunto chamado “Energia”. Ele promete combater a venda de substâncias usadas em doping, informa o site da WADA.
O projeto será voltado à luta contra substâncias usadas unicamente com o objetivo de obter ganhos de desempenho físico. E também resultados esportivos, como esteroides, hormônios do crescimento, peptídeos e eritropoietina.
De acordo com a WADA, a adesão à proposta será voluntária. No âmbito do "Energia" serão recolhidas informações. Sobre demanda e oferta de substâncias proibidas em países que aderirem ao projeto, e que receberão total acesso à análise desses dados.
WADA e Interpol cooperam no combate internacional ao doping desde 2009.