Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Dominicanos reforçam segurança na fronteira com o Haiti

O Exército da República Dominicana informou nesta quarta-feira que redobrou a vigilância ao longo dos 380 quilômetros de sua fronteira com o Haiti. Grupos haitianos estão fugindo do país por causa dos confrontos entre a polícia e opositores do presidente Jean Bertrand Aristide.O chefe do Exército dominicano, general Jorge Zorrilla Ozuna, fez inspeções na fronteira nesta terça e informou que o número de soldados dominicanos no local havia aumentado consideravelmente. (Leia Mais)

Quarta, 11 de Fevereiro de 2004 às 13:28, por: CdB

 O Exército da República Dominicana informou nesta quarta-feira que redobrou a vigilância ao longo dos 380 quilômetros de sua fronteira com o Haiti. Grupos haitianos estão fugindo do país por causa dos confrontos entre a polícia e opositores do presidente Jean Bertrand Aristide.

O chefe do Exército dominicano, general Jorge Zorrilla Ozuna, fez inspeções na fronteira nesta  terça e informou que o número de soldados dominicanos no local havia aumentado consideravelmente. Helicópteros também foram acionados. A imprensa local informa que muitos cidadãos haitianos estão chegando à República Dominicana para se refugiar dos combates em cidades fronteiriças como Cabo Haitiano e Juana Méndez.

Migração sob pressão

Um exemplo é Sandrá Selandier, uma haitiana de 21 anos que fugiu com sua filha de três meses. Ela entrou na cidade dominicana de Dajabón. A jovem deixou Cabo Haitiano na manhã de terça, quando começaram os conflitos. Ela disse que pagou o equivalente a 20 dólares por uma carona de moto até a fronteira. A cidade, que é a segunda mais importante do Haiti, "estava em chamas", segundo ela.

Como ela, outros haitianos tiveram que fugir da cidade a áreas próximas à fronteira, mas não puderam entrar em território dominicano. O chefe do Exército dominicano disse à imprensa que batalhões especiais estão dando apoio logístico aos guardas que patrulham a fronteira.

Tags:
Edições digital e impressa