Os brasileiros que quiserem manifestar sua opinião sobre a anulação da venda da Companhia Vale do Rio Doce têm até domingo para votar no plebiscito sobre o tema. A votação pode ser feita em uma das milhares de urnas no país, instaladas em locais públicos de grande movimento, como universidades, rodoviárias e praças. A consulta também ouve a população sobre três questões: a reforma da Previdência, o preço das tarifas de energia elétrica e o pagamento dos juros da dívida pública.
O plebiscito é uma iniciativa do movimento A Vale é Nossa, que tem o apoio de várias entidades, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O principal argumento usado pelos defensores da reestatização da Vale é de que a companhia teria sido vendida em 1997 por um preço muito abaixo do de mercado, cerca de US$ 3 bilhões. Hoje, segundo o próprio site da Vale, seu valor seria de US$ 100 bilhões.
Presidente da Comissão de Defesa da República e da Democracia, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o jurista Fábio Comparato sustenta que existem fundamentos legais para a anulação da venda da Vale. Segundo ele, a venda da Vale foi nula. Não há ninguém que conheça o mínimo de direito que não reconheça isso.
Comparato lembra as quase 100 ações populares que tramitam na Justiça contra a privatização da mineradora e acrescenta que o Ministério Público Federal descumpriu vergonhosamente seu papel deixando de agir contra esse atentado ao patrimônio nacional, em referência ao fato de que até agora a Justiça não se pronunciou sobre a venda da empresa.
A Vale do Rio Doce decidiu não comentar o plebiscito. O mesmo ocorre com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que esteve diretamente envolvido no leilão da mineradora.
A Vale é atualmente a segunda maior empresa de mineração e metais do mundo, presente em 13 estados brasileiros e 20 países dos cinco continentes. Ela também é líder mundial na produção e exportação de ferro. A opinião dos brasileiros sobre a reestatização da mineradora será divulgada pelos organizadores do plebiscito no dia 25 deste mês.
Domingo é último dia do plebiscito sobre a privatização da Vale do Rio Doce
Os brasileiros que quiserem manifestar sua opinião sobre a anulação da venda da Companhia Vale do Rio Doce têm até domingo para votar no plebiscito sobre o tema. A votação pode ser feita em uma das milhares de urnas no país, instaladas em locais públicos de grande movimento, como universidades, rodoviárias e praças.(Leia Mais)
Sexta, 07 de Setembro de 2007 às 10:49, por: CdB