A moeda norte-americana operava em leve alta nesta terça-feira, em meio à expectativa de investidores com novas atuações do Banco Central para conter a tendência de valorização do real. Às 10h48, o dólar subia 0,10%, cotada a R$ 2,039.
- O mercado deve ficar entre o fluxo (cambial) e esses movimentos erráticos do BC. O dólar vai ficar 'de lado', com leve queda ou leve alta até acontecer uma das duas coisas com mais força - disse Jorge Knauer, gerente de câmbio do Banco Prosper, no Rio de Janeiro.
Nas últimas duas sessões, o BC diminuiu a previsibilidade das atuações no mercado de câmbio ao mudar o horário do leilão de compra de dólares que vem realizando diariamente e ao fazer leilões de swap cambial reverso sem avisar com um dia de antecedência.
- Se o BC mais uma vez mostrar movimentos erráticos e com swap reverso, instrumento que tem surtido mais efeito, o dólar tende a ter uma alta - acrescentou Knauer. O swap cambial reverso funciona como uma compra futura de dólares.
Ainda nesta terça-feira, o Senado sabatinou Mário Gomes Torós, indicado para a diretoria de Política Monetária do BC. A chegada de Torós, considerado de perfil mais técnico, coincide com a mudança na estratégia de atuação da autoridade monetária no mercado de câmbio.