Na próxima quinta-feira, às 9h, nas instalações do Estaleiro Rio Nave (antigo Estaleiro Caneco), na Rua Carlos Seidl, 700, Caju, Zona Norte do Rio, haverá a cerimônia de batismo de dois navios. Participam do evento o secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer; o diretor do Estaleiro Rio Nave, Paulo Falcone; e o diretor do grupo Muliceiro Serviços Marítimos, Celso Ribau Silva.
Victer explicou que as encomendas das duas embarcações, um navio de apoio a plataformas de petróleo do tipo LH 1800 (Line Handling - manuseador de espias) e um rebocador costeiro, representou a geração de cerca de 200 empregos no estaleiro.
- Esse é mais um fato emblemático na retomada da indústria naval fluminense. Afinal, esta é a primeira encomenda entregue pelo Estaleiro Caneco após 10 anos de inatividade - destacou Victer.
O secretário também ressaltou que a construção dessas embarcações representa um passo fundamental dentro do processo de revitalização do estaleiro, visando voltar a construir navios petroleiros para futuras encomendas da Transpetro.
De acordo com o diretor do Estaleiro Rio Nave, Paulo Falcone, o LH 1800, que será batizado de Aveiro, tem 31 metros de comprimento; 7,8 metros de boca; 3,4 metros de calado (profundidade do casco) e dois motores Volvo de 1200 HP de potência.
Quanto ao rebocador, o diretor do grupo Muliceiro Serviços Marítimos, Celso Ribau Silva, afirmou que este tem 17,5 metros de comprimento; 6,4 metros de boca; 1,8 metros de calado e dois motores Caterpillar 285 HP.