Dois mil adolescentes de Guarulhos, na região da grande São Paulo, deram nesta quarta-feira o primeiro passo na conquista do primeiro emprego. Os jovens, de famílias de baixa renda, com idade entre 16 e 24 anos, serão treinados durante cinco meses para trabalhar nas áreas de hotelaria, telemarketing, secretariado e auxiliar de escritório. No curso, eles terão noções de informática, língua portuguesa, ética e meio ambiente. O objetivo é aproveitar o projeto de ampliação do aeroporto de Guarulhos e beneficiar os moradores da região.
Segundo o secretário de Políticas Públicas do Ministério do Trabalho e Emprego, Remígio Todeschini, até junho deste ano, 50 mil adolescentes serão atendidos pelos Consórcios Sociais da Juventude, modalidade do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego.
- Queremos preparar os jovens para as várias alternativas de emprego, trabalho e renda - afirmou.
Todeschini explicou que o consórcio lançado em Guarulhos é resultado da parceria que envolve governo federal, entidades que prestam assistência à juventude e a Infraero, empresa que administra os aeroportos brasileiros. O Consórcio Social de Guarulhos vai receber R$ 4,3 milhões do governo federal para pagamento de bolsa-auxílio, no valor de R$ 150, para cada estudante, salário dos professores e manutenção das oficinas.
De acordo com o superintendente da Infraero regional Sudeste, Miguel Choueri, os jovens pertencem às cinco mil famílias que vivem na região. A Infraero trabalha com a expectativa de aproveitar 80% desses jovens nas empresas instaladas no aeroporto de Guarulhos e no entorno do terminal. Atualmente, 23 mil pessoas trabalham no local. A expectativa é o número de postos de trabalho dobre, quando as obras de expansão forem concluídas. O plano prevê a construção de mais um terminal no aeroporto, o terceiro, o que irá ampliar a capacidade de atendimento para 29 milhões de passageiros por ano.
Dois mil adolescentes iniciam treinamento no aeroporto de São Paulo
Quarta, 16 de Março de 2005 às 13:56, por: CdB