Rio de Janeiro, 31 de Janeiro de 2026

Doentes renais pedem melhorias no atendimento hospitalar no Rio

Quinta, 21 de Junho de 2007 às 08:02, por: CdB

Uma manifestação de doentes renais deve tomar conta da Assembléia Legislativa (Alerj), na manhã desta quinta-feira, no Centro do Rio. A expectativa da Associação dos Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro (Adreterj) é de que aproximadamente 400 doentes renais participem do protesto, que acontece no mesmo horário de uma audiência pública na Alerj, marcada para as 11h, para tratar dos problemas enfrentados por pacientes renais.

O grupo quer a melhoria no atendimento a pacientes renais do Estado do Rio. De acordo com a Adreterj, o Rio é um dos piores Estados no acesso a tratamento e na garantia de qualidade de vida aos doentes renais.

- Temos a convicção de que a promoção, a proteção da saúde e a prevenção de doenças renais nos indivíduos e na comunidade dependem tanto de ações de diversos setores, como também específicas do setor saúde. O papel do Governo é de fundamental importância na consolidação de todo esse processo - afirma Gilson Nascimento da Silva, presidente da Adreterj.

Promovida pela Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Rio, que é presidida pelo deputado Átila Nunes (DEM), a audiência acontece às 11h, na sala 311 do Palácio Tiradentes. Os secretários estadual e municipal de Saúde, Sergio Côrtes e Jacob Kligerman, respectivamente, participam da audiência.

- A falta de medicamentos e o aumento expressivo e progressivo do número de pacientes que necessitam de terapia renal substitutiva são alguns dos assuntos que discutiremos na audiência. Tenho um caso de doença renal na minha família e sei o sofrimento que essas pessoas enfrentam diariamente - disse o deputado Átila Nunes, por meio da assessoria da Alerj.

Tags:
Edições digital e impressa