Rio de Janeiro, 15 de Outubro de 2026

Doadores do mundo reúnem-se para ajudar Geórgia

Doadores da comunidade internacional reuniram-se na quarta-feira prometendo o envio de dinheiro para ajudar a Geórgia a recuperar-se de seu breve conflito com a Rússia, algo que segundo especialistas exigirá 3,25 bilhões de dólares nos próximos três anos.(Leia Mais)

Quarta, 22 de Outubro de 2008 às 08:27, por: CdB

 Doadores da comunidade internacional reuniram-se na quarta-feira prometendo o envio de dinheiro para ajudar a Geórgia a recuperar-se de seu breve conflito com a Rússia, algo que segundo especialistas exigirá 3,25 bilhões de dólares nos próximos três anos.

– Isso é o mais importante, não apenas porque queremos dar apoio física e diretamente aos georgianos, mas também porque isso é um símbolo de solidariedade com o povo georgiano – disse Benita Ferrero-Waldner, comissária das Relações Exteriores da União Européia (UE).

A Rússia mobilizou suas tropas depois de a Geórgia ter tentado retomar o controle sobre a região separatista da Ossétia do Sul. Os russos já retiraram seus soldados da parte principal do território georgiano, mas potências ocidentais acusaram a Rússia de exagerar em sua resposta.

Os EUA ofereceram doar ao menos 1 bilhão de dólares para ajudar os georgianos no processo de reconstrução depois de os soldados e tanques russos esmagarem as Forças Armadas daquele país e terem danificado obras de infra-estrutura.

A Comissão Européia (Poder Executivo da UE) prometeu dar cerca de 500 milhões de euros (660 milhões de dólares) até 2010 e Ferrero-Waldner deseja que os 27 membros do bloco contribuam.

O encontro de quarta-feira, do qual participaram ministros, foi presidido pela Comissão Européia e pelo Banco Mundial. Mais de 70 por cento dos países do mundo foram convidados, bem como instituições financeiras internacionais.

– Atualmente, já ouvimos promessas ou indicações que totalizam cerca de 1,8 bilhão de dólares – afirmou o primeiro-ministro da Geórgia, Lado Gurgenidze, em uma entrevista concedida à IMF Survey, uma publicação do Fundo Monetário Internacional (FMI), antes do encontro.

– Claramente, há questões relativas à recuperação dos danos sofridos pela população civil – afirmou o premiê referindo-se aos milhares de moradores que fugiram de suas casas por causa do conflito. 

– Precisamos recolocá-los em suas moradias, dar-lhes condições de vida e reconstruir as áreas danificadas, isso custa muito dinheiro, um montante de dinheiro com o qual nós, sozinhos, não podemos arcar – explicou.

A Geórgia, um país rico em recursos naturais e uma importante rota de passagem no comércio internacional de combustíveis, depende de capital estrangeiro para crescer e viu um boom no volume de investimentos desde a eleição, em 2003, do presidente Mikheil Saakashvili.

Os bombardeios realizados pela Rússia na guerra de agosto atingiram principalmente alvos militares, mas o governo georgiano também registrou danos nas obras de infra-estrutura e riscos para seu crescimento econômico e volume de investimento.

Tags:
Edições digital e impressa