Os quartéis e instalações do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar irão receber bancos de coleta de sangue, instalados pelo Hemorio. O projeto de lei 2.074-A/04, de autoria do deputado Flávio Bolsonaro (PP), que prevê a criação de convênios entre as corporações e o órgão estadual, foi aprovado, em tramitação ordinária e segunda discussão, nesta terça-feira, no plenário da Assembléia Legislativa do Rio.
A proposta ainda determina que 50% do material arrecadado nestes postos serão destinados aos hospitais das corporações.
— Acredito que uma campanha direcionada para estas categorias resultará em uma grande quantidade de doadores, afinal estes profissionais têm um compromisso com o social. Além disso, a contrapartida de 50% do arrecadado serem enviados para hospitais da corporação aumentará o número de adesões, pois são freqüentes os casos de policiais e bombeiros feridos durante o cumprimento do seu dever —, argumentou Bolsonaro.
De acordo com o deputado, a idéia partiu da constatação de que um dos mais importantes hospitais de atendimento a servidores estaduais, o Hospital da Polícia Militar (HPM), precisa, constantemente, de sangue para armazenamento.
— É uma demora muito grande para arrecadar sangue, e isso, na maior parte das vezes, pode custar a vida de um policial ou de um bombeiro —, afirmou.
O projeto, que teve uma emenda incorparada ao texto – a que diz que a operacionalização da coleta deverá seguir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária -, será enviado para o governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para transformá-lo em lei.
Doação de sangue será incentivada em quartéis da polícia no Rio
Terça, 07 de Agosto de 2007 às 18:18, por: CdB