O secretário de Transportes, Julio Lopes, elogiou o plano de modernização da malha ferroviária apresentado hoje pela Supervia, denominado Pró-XXI, e prometeu analisar a hipótese de incluí-lo no PET 2 - a segunda edição do Programa Estadual de Transportes.
- Esse projeto apresentado hoje pela Supervia é importante para dar um salto de qualidade definitivo no transporte ferroviário do Rio. Vamos estudar a viabilidade dele. Parte da modernização do sistema nós já iniciamos, com a compra de 20 trens coreanos e reforma de outros 18 que já operam na rede - destacou o secretário.
O Pró-XXI prevê investimentos de U$ 570 milhões em infra-estrutura e na expansão e modernização da frota, com a aquisição de 120 novos trens e com a reforma de outros 32 que já operam nas linhas da região metropolitana.
A meta da concessionária para os próximos anos é ter 220 trens circulando nos cinco ramais operados por ela. Deste total, 190 seriam com ar condicionado. Ou seja, em 86% das composições os passageiros poderiam viajar com mais conforto e qualidade. Com isso, a Supervia espera aumentar o número de passageiros dos atuais 450 mil por dia para um milhão e meio de passageiros por dia.
O plano de modernização do sistema ferroviário foi entregue ao governador Sérgio Cabral e ao secretário de Transportes Julio Lopes pelo presidente da SuperVia, Amim Murad. Do total de investimentos, US$ 450 milhões seriam financiados pelo estado para a compra dos trens. A SuperVia ficaria responsável pelos investimentos em infra-estrutura, modernização de subestações de energia e linhas de finalização.
O governador gostou das metas ambiciosas da empresa e prometeu estudar a viabilidade de novos investimentos para o setor.
- O Pró-XXI é um projeto ambicioso e importante. Temos cerca de 160 quilômetros de linhas férreas já instaladas em todo grande Rio, um dado extraordinário, o que precisamos é de mais trens. Cada trem com quatro composições tem capacidade de transportar mil passageiros, isso significa menos 13 ônibus e 84 vans, ou seja, menos tumulto no trânsito - frisou Cabral.
Hoje, a malha ferroviária conta com 120 trens. Quando a concessionária assumiu o serviço, em 1998, o número de passageiros transportados por dia não passava de 150 mil. Atualmente, mais de 450 mil pessoas usam os trens diariamente, uma forma mais rápida, econômica e segura de chegar ao Centro da cidade.
O governador também informou que irá com o secretário Julio Lopes à França negociar com a direção da Alston - multinacional líder no setor de transportes - a instalação de uma unidade da empresa no estado do Rio. Os dois também vão participar de reuniões com dirigentes do grupo Veolia, a maior operadora de transporte público da Europa e dos Estados Unidos.