Os técnicos da Nasa encheram com hidrogênio e oxigênio líquido o tanque externo do ônibus espacial Discovery, que deve ser lançado nesta terça-feira, pois as condições climáticas aparentemente são favoráveis no Centro Espacial Kennedy (Flórida).
Apesar da detecção de uma rachadura na espuma que recobre o tanque exterior, a Nasa decidiu, na segunda-feira, seguir adiante com o lançamento da nave, que está previsto para as 14h38 (15h38 de Brasília) desta terça.
Segundo a Nasa, as operações de abastecimento começaram antes do amanhecer. Foram colocados no tanque da nave 2.025.082 litros de hidrogênio e oxigênio líquido.
Os meteorologistas do Centro Espacial, em Cabo Canaveral, indicaram que há 80% de possibilidade de que o bom tempo permita o lançamento.
As condições meteorológicas impediram, no sábado e no domingo, o lançamento da nave.
Na segunda-feira, durante uma inspeção rotineira, foi detectada uma rachadura de 13 centímetros de comprimento na camada de espuma isolante que cobre o tanque de combustível externo da nave.
Os oficiais da Nasa estudaram a possibilidade de suspender a saída de hoje. Em reunião realizada na noite da segunda-feira, no entanto, a agência espacial decidiu continuar com seus planos.
A missão, com sete astronautas a bordo e de doze dias de duração, tem como objetivo levar material e um novo tripulante à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), bem como testar as reformas feitas no tanque externo.
As mudanças, que tiveram um custo de US$ 1,3 bilhão, incluem um novo desenho do sistema de isolamento do tanque interno, a inspeção em vôo do sistema de proteção térmica e a capacidade de realizar uma missão de resgate, caso necessária.
O desprendimento de um pedaço de espuma isolante fez com que a nave Colúmbia se desintegrasse, matando seus sete tripulantes no dia 1º de fevereiro de 2003.
O problema repetiu-se, sem conseqüências, durante a missão realizada pela Discovery rumo à ISS em julho do ano passado.
Se o lançamento e toda a viagem ocorrerem sem problemas, a tripulação, sob o comando do coronel Steve Lindsey, realizará consertos na Estação Espacial Internacional e levará até o complexo mais de duas toneladas de equipamentos e produtos de primeira necessidade. O astronauta alemão Thomas Reiter também será levado até lá.
Reiter, da Agência Espacial Européia, será, junto com o astronauta americano Jeff Williams e o cosmonauta russo Pável Vinogradov, membro permanente da tripulação da Estação.
Existe a possibilidade de prolongar a missão em um dia, com o intuito de realizar uma terceira caminhada espacial.
Rio de Janeiro, 06 de Abril de 2026
Edições digital e impressa