Rio de Janeiro, 20 de Agosto de 2026

Dirigentes lojistas criticam alta nos juros e cobram ajuste fiscal

Quarta, 19 de Janeiro de 2011 às 17:05, por: CdB

São Paulo - A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) disse o aumento da taxa básica de juros (Selic) só foi necessário devido a falta de controle das contas públicas. “A alta da Selic seria desnecessária se o governo tivesse cumprido a promessa de fazer, em 2010, um forte ajuste fiscal, reduzindo gastos e o peso do Estado na demanda interna”, opinou a entidade, em nota.

Na primeira reunião do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu hoje (19) aumentar em 0,5 ponto percentual a Selic, que passou para 12,25% ao ano.

Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a alta desestimula os investimentos do setor privado e prejudica a formalização do mercado de trabalho. Na avaliação dele, as medidas de redução da oferta de crédito adotadas no final do ano passado seriam capazes de conter o aumento da inflação. “Caso fossem combinadas com uma série de cortes nos gastos de custeio da máquina pública”.

Edição: Vinicius Doria

Leia também:

Para CNI, aumento da Selic foi precipitado e compromete crescimento Para Força Sindical, alta nos juros é obstáculo à geração de empregos Fiesp critica aumento da taxa básica de juros Alta da Selic amplia liderança do Brasil no ranking dos maiores juros reais Copom aumenta taxa Selic para 11,25% ao ano
Tags:
Edições digital e impressa