Rio de Janeiro, 11 de Fevereiro de 2026

Dirigentes da CUT levam a Chinaglia propostas da "agenda positiva"

Quarta, 15 de Agosto de 2007 às 19:02, por: CdB

Dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que fizeram mobilizações nesta quarta-feira em Brasília, foram recebidos  à noite pelo presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), com quem conversaram sobre uma "agenda positiva". Eles também pediram apoio para as votações de interesse dos trabalhadores.

Segundo o presidente da CUT, Arthur Henrique, um dos temas do encontro foi a necessidade de o Congresso Nacional manter o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Emenda 3, que trata das contratações de pessoal, nas empresas, por meio do sistema de Pessoa Jurídica (PJ).

Outro tema foi a redução da jornada de trabalho em pelo menos 10% – um trabalhador com carga horária de 44 horas passaria a trabalhar 40 horas semanais.
 
— O aumento da produtividade do setor econômico não está sendo acompanhado, nem do ponto de vista de distribuição de renda, nem da diminuição da jornada de trabalho. Queremos levantar o debate no sentido de que nós queremos que o trabalho tenha espaço cada vez maior nessa distribuição do capital —, disse o presidente da CUT.

Também foram discutidas a questão do direito de greve e a definição de um piso nacional salarial para os profissionais da educação.

De acordo com Arthur Henrique, o presidente da Câmara se mostrou receptivo às propostas de criação de uma agenda positiva no Congresso, "chamando os atores sociais para fazer esse debate de forma ampla".

Tags:
Edições digital e impressa