O diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, disse nesta segunda-feira após audiência com presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que um dos principais objetivos de sua visita ao Brasil é compreender como o país lida com as questões ambientais.
Nesta manhã ele se reuniu com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e participou de reuniões no Ministério das Relações Exteriores, para "tentar entender mais efetivamente como o Brasil tem abordado as questões ambientais e para mostrar à comunidade internacional as grandes realizações brasileiras nesse aspecto".
A liderança do Brasil no combate ao desmatamento, na redução de gases poluentes e na produção de energia limpa foram algumas das questões tratadas durante as reuniões.
- O que nós temos discutido nas diversas reuniões é o papel de liderança do Brasil e como melhor contribuir para criar um clima diferente na área ambiental, especialmente para lidar com esses problemas drásticos, como por exemplo a mudança do clima -, disse.
O diretor do Pnuma destacou a relevância dos relatórios divulgados na semana passada pelo Ministério do Meio Ambiente, que indicam como o aquecimento global provocará impactos negativos nos biomas brasileiros.
De acordo com o diretor da ONU, a única forma de tratar essa questão é fazendo com que os países assumam responsabilidades comuns e enfrentem o problema juntos.
- Muitos países falam muito, mas poucos tiveram o sucesso do Brasil na redução do desmatamento em 52% -, reconheceu.
A ministra Marina Silva disse que a vinda do diretor do Pnuma ao Brasil é um reconhecimento dos esforços feitos pelo país. Segundo Marina Silva, durante o encontro com o presidente Lula A conversa foi sobre o papel do Brasil para a realização de um desenvolvimento sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental.
A ministra voltou a ressaltar a importância de integrar esses aspectos.
- O desafio do nosso século é exatamente esse: fazer com que meio ambiente, conservação ambiental e desenvolvimento econômico façam parte da mesma equação. Não se trata sequer de compatibilizar as três coisas. Trata-se de fazer com que aconteçam ao mesmo tempo -, disse.
Diretor do Pnuma elogia ações brasileiras de meio ambiente
Segunda, 05 de Março de 2007 às 19:54, por: CdB