Por Redação, com Reuters - de Brasília:
A presidenta Dilma Rousseff se reunirá com representantes de cada partido da base para reforçar a governabilidade, disse o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, após reunião da cúpula do governo no Palácio da Alvorada na noite de domingo.
Na reunião de domingo, não esteve em discussão uma reforma ministerial ou administrativa
Segundo o ministro, não esteve em discussão uma reforma ministerial ou administrativa, mas ele ressalvou que o governo está "aberto a sugestões".
- O que nós tratamos efetivamente (na reunião) foi de nós avançarmos na governabilidade para que a gente possa, num curto espaço de tempo, superar as dificuldades e criar um ambiente de otimismo - disse Edinho a jornalistas.
O ministro disse ainda que, durante a reunião, o vice-presidente Michel Temer fez uma defesa enfática do seu compromisso com a governabilidade e com a presidenta Dilmaem seu papel de articulador político. Na última sexta-feira, Temer precisou negar notícias que estivesse deixando a articulação política.
Na semana passada, durante a volta do recesso parlamentar, o Congresso retomou seus trabalhos com dificuldades entre o governo e parte da base aliada na votação de projetos que aumentam os gastos públicos, as chamadas pautas-bomba.
O primeiro round da batalha foi a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 443/09 que vincula o salário da Advocacia-Geral da União (AGU), dos procuradores estaduais e municipais e dos delegados das Polícias Civil e Federal à remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O governo queria adiar a votação, para costurar um acordo com os líderes partidários e tentar construir uma alternativa à PEC que, segundo ele, prejudicaria as contas públicas da União, dos estados e dos municípios, em cerca de R$ 9,9 bilhões ao ano. Mas foi derrotado com o apoio de parte da base aliada. Na ocasião, o PDT disse que estava deixando a base e o PTB se declarou independente.
A reunião, que normalmente ocorre nas manhãs de segunda-feira, foi antecipada por causa da viagem que Dilma fará ao Maranhão para entrega de moradias e para a inauguração do terminal de grãos do porto de Itaqui.
Entre os participantes no domingo estiveram o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o da Casa Civil, Aloizio Mercadante.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.