Brasil, China, Bangladesh, Índia, Indonésia, Paquistão e Rússia têm grande prevalência das duas doenças.
Risco até quatro vezes maior
Marina Estarque, da Rádio ONU em Nova York.*
Um boletim da Organização Mundial da Saúde, OMS, sugere que pessoas com diabetes apresentam maior risco de contrair a tuberculose do que os não-diabéticos.
A pesquisa foi feita em comunidades com pouca cobertura médica nos dois lados da fronteira entre o México e os Estados Unidos. O estudo revela que pessoas com diabetes têm um risco três a quatro vezes maior de contrair a tuberculose.
Negligência
Países como Brasil, China, Bangladesh, Índia, Indonésia, Paquistão e Rússia têm grande prevalência das duas doenças.
Segundo a OMS, apesar da relação entre a diabetes do tipo 1 e a tuberculose ser conhecida desde os princípios do século 20, o problema tem sido negligenciado.
A agência afirmou que o assunto "está esquecido desde os anos 50", quando a diabetes pôde ser controlada com insulina e os medicamentos para tratar a tuberculose se tornaram acessíveis.
Aumento
De acordo com a co-autora do estudo, Blanca Restrepo, da Universidade do Texas, a diabetes tem aumentado, consideravelmente, em áreas endêmicas de tuberculose.
A pesquisa focou nos países em que há a prevalência das duas doenças e no impacto do tipo 2 da diabetes no controle da tuberculose nesses locais.
Prevenção
A pesquisadora ressaltou que muitos países estão perdendo oportunidades de prevenção. Para ela, um diabético que esteve na presença de um doente com tuberculose é um forte candidato a receber tratamento preventivo.
Os responsáveis pelos estudos também recomendam que pessoas em contato direto com pacientes infectados por tuberculose façam testes para detectar a diabetes.
*Apresentação: