Neste sábado mais de três mil cidades, distribuídas em 40 países, comemoram o Dia Mundial Sem Carro. A data concentra atividades que visam incentivar os cidadãos a usarem meios de transporte menos poluentes, especialmente a bicicleta. No Rio de Janeiro, o principal evento será um passeio ciclístico pela orla da Zona Sul. E, para que a população da Região Metropolitana também possa participar da campanha de conscientização, a Secretaria de Transportes montou um esquema especial junto a suas concessionárias.
O Metrô Rio permitirá o transporte de bicicletas em todas as estações, excepcionalmente nesta data, como já acontece aos domingos e feriados. Já a SuperVia vai permitir o embarque de bicicletas nas estações de Saracuruna, Belford Roxo, Austin, Campo Grande e Central, onde haverá funcionários para orientar os ciclistas. Para quem for de trem, o desembarque será na Estação Central do Brasil, onde os passageiros farão integração com o metrô para chegarem a Copacabana.
Quem vier de Niterói e Paquetá também poderá participar do passeio. Os passageiros da Barcas S/A poderão atravessar suas bicicletas gratuitamente dentro das embarcações para o Centro do Rio.
O passeio ciclístico em homenagem ao Dia Mundial sem Carro terá início às 10h, na Avenida Delfim Moreira, em frente à Rua Jerônimo Monteiro, no Leblon com termino em frente à Rua Prado Junior, em Copacabana. Na Atlântica, a pista junto à praia ficará fechada ao tráfego entre 7h e 18h, como ocorre nos domingos e feriados. Na volta para casa, os ciclistas que vierem de trem ou de metrô poderão utilizar as mesmas estações para embarque.
Além de apoiar iniciativas como o Dia Mundial Sem Carro, a Secretaria de Transportes está elaborando um vasto programa de incentivo ao uso de bicicletas como meio de locomoção para curtas distâncias, o chamado transporte de vizinhança. Seguindo a tendência das principais cidades do mundo, o governo pretende transformar o estado num modelo para o país no incentivo ao uso de transporte não poluente, econômico, ecologicamente correto e que ajuda a evitar o caos no trânsito.
— A Secretaria de Transportes apóia qualquer iniciativa que desperte na população o hábito de circular pela cidade sem ser de carro. Queremos incentivar cada vez mais o uso das bicicletas como meio de transporte complementar e como um alimentador do transporte público. Estamos preparando o maior programa do Brasil de incentivo ao uso de bicicletas e, até o final do ano, vamos apresentá-lo à população — destacou o secretário de Transportes, Julio Lopes.