Rio de Janeiro, 02 de Novembro de 2026

Dia de São Jorge desperta o Rio mais cedo

Mesmo sendo feriado, vários bairros do Rio, da Zona Sul a Zona Oeste, foram despertados mais cedo nesta quarta-feira, dia de São Jorge, pelo foguetório patrocinado pelos devotos do santo-guerreiro. (Leia Mais)

Quarta, 23 de Abril de 2008 às 07:02, por: CdB

Mesmo sendo feriado, vários bairros do Rio, da Zona Sul a Zona Oeste, foram despertados mais cedo nesta quarta-feira, dia de São Jorge, pelo foguetório patrocinado pelos devotos do santo-guerreiro.

O movimento de féis no subúrbio de Quintino e no Centro do Rio, onde ficam as duas igrejas mais visitadas pelos fiéis foi intenso. Em Quintino, o trânsito ficou praticamente parado em todas direções em razão do intenso movimento de carros lotados de devotos que não param com o foguetório.

No Centro, nas imediações da Central do Brasil e da Praça da República, onde também há uma Igreja de São Jorge, as filas de devotos foram formadas às primeiras horas da madrugada desta quarta-feira.

Fiéis levam flores para o santo e alguns devotos comparecem de capa e espada em homenagem ao santo guerreiro. Na missa no início da manhã desta quarta-feira, as pessoas oraram e agradeceram as graças recebidas.

São Jorge é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia e da cidade de Moscou, além de ser padroeiro dos escoteiros. No dia 23 de Abril comemora-se seu martírio.

Ele também é lembrado em 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte.

Tags:
Edições digital e impressa