Rio de Janeiro, 18 de Fevereiro de 2026

DF e Goiás negociam pedido formal de ajuda da Força Nacional

Quinta, 20 de Setembro de 2007 às 18:54, por: CdB

O Distrito Federal e o estado de Goiás negociam um pedido formal de apoio da Força Nacional de Segurança Pública para combater a violência no entorno de Brasília. A medida integraria um pacote de negociação para investir mais na segurança pública a partir da negociação entre as secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e de Goiás com o Ministério da Justiça. A proposta é que cerca de 500 homens da Força Nacional possam ser recrutados para ajudar na segurança.

Na semana passada, os representantes de Goiás e Distrito Federal acertaram com o Ministério da Justiça um repasse de R$ 27 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública para aplicação em projetos de combate à violência. Entre os projetos, está a construção de um presídio para jovens de 18 a 24 anos e a finalização das obras nas cadeiras públicas de Aparecida e Pirenópolis. Na quarta-feira uma reunião entre os secretários de Segurança Pública discutiu a formalização do pedido de ajuda da Força Nacional na segurança de 29 municípios do entorno.

O secretário de Segurança do Distrito Federal, Cândido Vargas, explica que a Força Nacional iria atuar no entorno inicialmente durante 200 dias para combater vários crimes.

— Tão logo o governo de Goiás formalize seu pedido, num prazo, no mais tardar de 15 dias a partir da formalização, a Força Nacional estará no território de Goiás, particularmente no combate às drogas, no combate ao tráfico de drogas, no combate aos latrocínios, aos homicídio, aos furtos, aos roubos. Portanto, crimes contra o patrimônio e assim por diante —, disse.

Nos últimos 20 anos, a região cresceu desordenadamente tornando os municípios carentes em políticas públicas. Por isso, o secretário de Segurança de Goiás, Ernesto Roller, a ajuda do governo federal tem que ultrapassar a ajuda policial. Ele afirma que o entorno necessita de investimento sociais e que apenas o policiamento não resolverá completamente os problemas da região.

— Se não houver um investimento de recursos que são importantes para a saúde, para a educação, para a infra-estrutura. Se não houver um aporte de recursos e, portanto, um tratamento diferenciado, com a disponibilização de parte desses do fundo para que o estado de Goiás possa investir no Entorno, nós não teremos uma solução. Segurança pública não é uma coisa que se faz apena com ação policial —, disse o secretário goiano.

O Ministério da Justiça colocou os 500 homens da Força Nacional à disposição, mas aguarda o pedido formal. Segundo o secretário do Distrito Federal, já existiria até uma relação de municípios que têm preferência para a atuação da polícia no combate à violência. Entre outros, foram citados: Cidade Ocidental, Luziânia, Valparaíso, Formosa, Águas Lindas e Planaltina.

Tags:
Edições digital e impressa