Rio de Janeiro, 19 de Janeiro de 2026

Devotos lotam igrejas durante feriado no Rio

Segunda, 23 de Abril de 2007 às 07:23, por: CdB

Milhares de devotos lotam as três igrejas de São Jorge, na região metropolitana do Rio, neste dia do santo guerreiro. Na capital, onde desde 2002 a data é comemorada com feriado, a expectativa é de que 50 mil pessoas passem pela paróquia da rua da Alfândega, no Centro da Cidade. As missas no local começaram às 5h.

Antes da primeira celebração, houve queima de fogos e uma banda tocou o Hino Nacional, seguido de Cidade Maravilhosa. Fiéis emocionados choraram e se ajoelharam durante as orações. Apesar da idade, Devoerdes do Nascimento, 74 anos, chegou cedo e disse que nunca deixa de visitar a igreja no dia do santo. - Eu nunca fico doente por causa da fé e das visitas que faço a ele (São Jorge) - afirmou.

Uma fila de mais de 300 pessoas se formou por volta das 9h na porta da igreja. Vendedores ambulantes aproveitaram para vender velas, fitas do santo guerreiro e outros produtos. Muitos fiéis compram os artigos religiosos para oferecer a São Jorge como forma de agradecimento. -Graças a São Jorge eu parei de beber - disse Rosa Polino, 43 anos.

As missas na igreja do Centro serão realizadas de hora em hora até as 16h. O mesmo ocorrerá num palco montado do lado de fora da paróquia, na esquina com a avenida Presidente Vargas.
Na zona norte do Rio, cerca de 40 mil pessoas devem passar pela Igreja de São Jorge, em Quintino, onde haverá celebrações até as 18h. Uma procissão sairá da rua Clarimundo de Melo às 16h.

Na Baixada Fluminense, a paróquia do bairro Jardim Primavera, no município de Duque de Caxias, tem missas durante todo o dia até as 19h.

Tags:
Edições digital e impressa