Fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), da Secretaria de Transportes, apreenderam, na manhã desta sexta-feira, 10 vans e kombis piratas que faziam transporte irregular de passageiros na Zona Sul do Rio. A fiscalização aconteceu nesta sexta-feira, em dois pontos da Lagoa Rodrigo de Freitas, na saída para o Jardim Botânico e próximo ao Corte de Cantagalo.
Outras oito vans cadastradas no sistema do departamento também foram apreendidas, assim como um ônibus irregular. Todos os veículos foram levados para o Depósito de Manguinhos.
Esta é a terceira operação volante feita pelo Detro esta semana na capital do estado. Na quarta-feira, oito ônibus piratas foram apreendidos pela fiscalização na Avenida Brasil e, ontem, foi feita a apreensão de 34 veículos na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade.
As três operações volantes foram realizadas com apoio da Polícia Militar e tiveram o objetivo de ampliar a atuação da fiscalização do Detro para outros pontos além dos 17 fixos mantidos pela projeto Estado Presente na Região Metropolitana e no interior do estado.
Nos últimos quatro meses, as equipes do Detro retiraram de circulação 1.003 vans piratas e 384 ônibus irregulares e da frota regular. Veículos particulares que, cada vez mais, vêm sendo usados para a realização de lotadas, também estão na mira dos fiscais e, neste período, somam um total de 525 apreensões entre motos, carros de passeio e táxis.
Os números registrados, este ano, pelo Detro são 59% maiores que os do ano passado e representam uma expectativa de receita para o departamento de cerca de R$ 5,1 milhões.
Somente no mês de junho, a fiscalização registrou 293 infrações e 420 apreensões, sendo 32 vans regulares e 77 piratas, 87 ônibus regulares e 52 piratas e 172 motos, táxis e carros de passeio.