O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) está mudando as regras que regulamentam os procedimentos de parcelamento de multas e taxas de vistoria para as empresas de ônibus. O objetivo central desta medida é reduzir a inadimplência já que hoje, o Detro tem cerca de R$ 3,2 milhões a receber dos empresários do setor referentes a multas e taxas administrativas. Deste total, R$ 1,5 milhão refere-se a débitos em atraso.
De acoprdo com portaria já publicada no Diário Oficial do Estado, o prazo para quitação das dívidas junto ao Detro foi reduzido e o parcelamento, que podia ser feito em até 60 vezes, caiu para o máximo de 24 prestações mensais.
Segundo o presidente do Detro, Rogério Onofre, os empresários que não honrarem seus compromissos poderão, entre outras sanções, até perderem a concessão da linha.
– Um empresário que não é capaz de cumprir minimamente suas obrigações para com o órgão regulador da atividade que desenvolve, certamente está prestando um péssimo serviço aos passageiros. Vamos apertar o cerco às empresas em débito para com o Estado, pois estes recursos sonegados deixam de ser aplicados em benefício da população. Além disso, intensificaremos ainda mais, as fiscalizações com o intuito de garantir o serviço de qualidade no transporte público coletivo – promete Onofre.
Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2026
Edições digital e impressa