Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2026

Detran lança novos postos de vistoria

Segunda, 19 de Maio de 2008 às 06:29, por: CdB

A partir desta segunda-feira, os postos de vistoria do Detran funcionarão também como um canal de divulgação das campanhas educativas do departamento. Será lançado no posto Santa Luzia (Centro), o Educando com Valor, um programa que tem o objetivo de promover uma mobilização social, alertando a população sobre os riscos de uma direção imprudente.

Para o programa, o Detran contará com o trabalho de 25 beneficiários, que cumprem penas alternativas no departamento por terem cometido delitos ou crimes de trânsito no estado. A parceria só é possível graças a um convênio, assinado em 2005, com a Vara de Execuções Penais (Vep) do Tribunal de Justiça do Estado (TJ). 

– Os beneficiários usarão a própria experiência para convencer a população de que uma mudança de atitude no trânsito precisa acontecer logo. Nesse trabalho, estamos envolvendo tanto pessoas que causaram acidentes ou delitos no trânsito quanto as que podem vir a causar. Nosso principal objetivo é justamente sensibilizar a população para evitar novos acidentes e salvar vidas – salienta o presidente do Detran, Antonio Francisco Neto.

Os beneficiários, que serão quatro no posto Santa Luzia, trabalharão em dois turnos e ficarão em tendas montadas dentro dos postos, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Na quarta-feira, será inaugurada a tenda do posto Barra II e, na próxima semana, as tendas dos postos Ceasa, em Irajá, e Machado de Assis, no Largo do Machado. 

– O usuário que estiver aguardando um documento no posto de vistoria, por exemplo, ou qualquer outro serviço, poderá assistir a vídeos educativos nas tendas, além de receber sugestões sobre atitudes positivas no trânsito e informações educativas, elaboradas recentemente pela coordenadoria de Educação do Detran. Nossa idéia é alternar os temas mais importantes, como a necessidade do uso do cinto, a perigosa mistura bebida e direção e o respeito às regras de trânsito – explica uma das responsáveis pelo programa, a assessora de Gestão Institucional do Detran, Marília Xavier.

Ouvidoria mais perto de você

Nesta segunda-feira, o Detran lança o Ouvidoria mais perto de você que pretende levar a Ouvidoria ao encontro dos usuários que não podem ir à sede do departamento ou não têm acesso à internet. 

– O usuário que estiver no posto poderá aproveitar a oportunidade e registrar sua reclamação ou sugestão, ou mesmo uma denúncia ou elogio, com o atendente que estiver no local. Acompanharemos todos os casos até o fim e, depois, daremos um retorno ao usuário – explica a ouvidora do Detran, Karina Continentino.

Inicialmente o setor estará a cada dia, a partir da próxima semana, em um dos quatro postos que contarão com as tendas do programa Educando com Valor – Santa Luzia, Barra II, Ceasa e Machado de Assis. 

– Nossa idéia é estender o programa para outros postos da Região Metropolitana em breve, para que todos tenham acesso ao novo serviço – afirma Karina.

Tags:
Edições digital e impressa