Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Detran inaugura serviço de habilitação digital

Quinta, 17 de Março de 2005 às 08:06, por: CdB

O Detran inaugura, nesta quinta-feira, o serviço de habilitação digital na unidade do Rio Simples, programa de prestação de serviços públicos coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que funciona no subsolo do Centro Administrativo do Estado, na Rua da Ajuda 5, no Centro do Rio. No local, motoristas poderão renovar ou tirar segunda via da carteira de habilitação pelo novo sistema, em que a impressão digital do usuário é colhida para o banco de dados do Detran.

A unidade já conta com o serviço de identificação civil do Detran, que oferece fotos digitalizadas e impressão digital escaneada. Participam da inauguração o presidente do Detran, Hugo Leal, e o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Celso Carvalho.

Com o novo serviço de habilitação será possível conferir a identidade dos candidatos por meio de leitura das digitais, tornando o processo mais ágil e seguro. Serão coletadas as digitais, assinatura e foto dos motoristas que precisam tirar a segunda via da carteira nacional de habilitação (CNH) ou renovar o documento. Dessa forma, se um usuário tentar retirar a carteira em nome de outro, o Detran poderá impedir a fraude, conferindo os dados.

O Rio Simples oferece à população, num mesmo local, diversos serviços, com presteza e qualidade de atendimento. Com a iniciativa do governo do estado, os cidadãos podem usufruir da emissão de primeira e segunda vias de documentos como carteira de identidade, trabalho e motorista, além de contas de luz, gás e telefone. O programa, que também dispõe de uma unidade na Central do Brasil, atendeu mais de 500 mil pessoas só no ano passado. Está prevista para o mês que vem a inauguração de um posto de multisserviço em Copacabana.

O agendamento de renovação e segunda via da carteira de motorista só pode ser feito pelo Serviço de Teleatendimento do Detran - telefones 3460-4040 / 4041 / 4042 - de segunda a quinta-feira, de 18h até 1h, e sexta-feira, de 18h até meia-noite, ou pela Internet (www.detran.rj.gov.br). O posto na unidade Rio Simples funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e terá capacidade para atender 100 usuários por dia na área de habilitação.

Tags:
Edições digital e impressa