Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Desempenho de candidatos negros ficou abaixo da expectativa

Arquivado em:
Terça, 09 de Novembro de 2004 às 08:58, por: CdB

O desempenho de candidatos negros nas eleições municipais deste ano foi muito abaixo da expectativa. A declaração foi dada pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, Ubiratan Castro.

- Mesmo em uma época em que há grande avanço no Executivo no que se refere às políticas para a igualdade racial, as chapas negras não obtiveram muitos votos. É um paradoxo. Será que a população negra acha que não precisa eleger representantes negros só porque o governo está agindo? - questionou o presidente da entidade.

De acordo com Ubiratan Castro, dentro de um regime democrático, o único fator que pode assegurar políticas afirmativas de igualdade é a existência de representações parlamentares negras em todas as instâncias, que apóiem, critiquem e fiscalizem a ação do governo.

- Não podemos renunciar à representação política em troca da ação unilateral do estado - disse.

O presidente da fundação participou da entrevista coletiva dada nesta segunda pela congressista americana Cardiss Collins (democrata do estado de Illinois) no auditório da Fundação Cultural Palmares, em Brasília. Ela avaliou o papel dos políticos e eleitores afro-americanos nas eleições dos Estados Unidos neste ano. De acordo com Cardiss, parlamentar com mais de 20 anos no Congresso Americano, o número de negros em cargos públicos nos EUA tem aumentado: são 39 na Câmara dos Deputados, o maior número já alcançado.

Ubiratan Castro disse que considera muito importante a presença da parlamentar negra no Brasil, "porque mostra uma experiência de sucesso na representação parlamentar, e uma das nossas deficiências é a sub-representação da população negra. Isso traduz a necessidade de estímulo aos candidatos".

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo