Rio de Janeiro, 01 de Fevereiro de 2026

Desempenho de alunos do ProJovem se assemelha ao de outros estudantes, diz coordenadora

Os alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) têm demonstrado aproveitamento do conteúdo pedagógico semelhante ao de estudantes que concluem a 8ª série do ensino fundamental em escolas regulares. (Leia Mais)

Quinta, 21 de Junho de 2007 às 18:42, por: CdB

Os alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) têm demonstrado aproveitamento do conteúdo pedagógico semelhante ao de estudantes que concluem a 8ª série do ensino fundamental em escolas regulares.

Segundo a coordenadora nacional do programa, Maria José Seres, os alunos obtêm em média 215 pontos no Exame Final Nacional Externo, obrigatório ao final do curso para obtenção do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental.

A pontuação, acrescenta, equivale ao desempenho dos alunos de escolas regulares no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação (MEC).

Na avaliação de Seres, os bons resultados ocorrem justamente por causa do projeto pedagógico do ProJovem, que envolve capacitação profissional e engajamento ideológico.

Segundo ela, a média de evasão do programa é de 35%, sendo  que 83% dos alunos que interromperam o curso querem retornar os estudos. Ela lembra que a volta não só é permitida como incentivada.

- A média de evasão nem é tão elevada. A maioria dos casos acontece porque o aluno não tinha condições de permanecer. Se ele abandonar uma vez, neste momento em que novas turmas estão sendo abertas, estamos autorizando o retorno. É preciso procurar a prefeitura e o reingresso será facilitado -, disse.

Para voltar ao programa, não é preciso fazer uma nova inscrição. O número antigo de cadastro é retomado e o aluno continua a receber a bolsa mensal de R$ 100.

Desenvolvido pelo governo federal em parceria com as prefeituras, o ProJovem atende hoje 170 mil alunos em todo o país. O programa é voltado para jovens com idade entre 18 e 24 anos, que têm a 4ª série, mas não concluíram a 8ª série. Os jovens também não podem estar trabalhando formalmente.

O prazo para a inscrição termina no 27 de julho, pelo telefone 0800 722 7777. A ligação é gratuita.
 

Tags:
Edições digital e impressa