Rio de Janeiro, 01 de Janeiro de 2026

Derrame é o que mais mata mulheres no país

Sexta, 09 de Março de 2007 às 07:55, por: CdB

Levantamento do Ministério da Saúde aponta que as doenças cerebrovasculares (conhecidas popularmente como derrame) são a principal causa de morte entre as mulheres. Do total de 429.624 óbitos femininos registrados em 2004, 44.716 foram relativos a essas doenças, o equivalente a 12%. Em segundo lugar aparecem as doenças isquêmicas do coração (9,8%), depois a diabetes (6%).

As doenças cerebrovasculares e cardíacas são geralmente provocadas pela hipertensão, que também está entre as principais causas de morte. Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão atinge 17,7 milhões de brasileiros. E cerca de 75% dessas pessoas recorrem ao Sistema Único de Saúde (SUS) para receber atendimento.

Os portadores de hipertensão são atendidos pelo Programa Nacional de Atenção a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. As ações do programa são desenvolvidas principalmente por meio da atuação das equipes de Saúde da Família, que percorrem as residências e acompanham o dia-a-dia dos pacientes.

A hipertensão tem como característica a grande pressão do sangue nas artérias. Os principais sintomas são cansaço, mal-estar, dores de cabeça e no peito, tosse e falta de ar. A principal maneira de prevenir a doença é manter uma dieta saudável e evitar o sedentarismo, segundo os especialistas.

Veja o quadro feito com base nos dados do governo federal:

Causas de morte

Número de casos registrados em 2004

1- Doenças cerebrovasculares

44.716

2- Doenças isquêmicas do coração

36.679

3- Diabetes

Tags:
Edições digital e impressa