O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) está atuando na melhoria dos caminhos alternativos em Bom Jesus de Itabapoana, para os usuários da RJ-230, que está com o trânsito interrompido no trecho correspondente aos distritos de Calheiros a Rosal, devido a erosões de pistas no local. Uma dessas erosões chega a 100 metros de extensão, com 40 metros de profundidade.
A RJ-230, que liga os municípios de Campos e Porciúncula, ficou danificada pelas fortes chuvas que ainda atingem a Região Norte Fluminense. O DER está com uma equipe técnica no local para analisar e definir o melhor projeto a ser adotado para a recuperação e nova infra-estrutura dessa importante estrada estadual.
Os três desvios alternativos, localizados em Bom Jesus de Itabapoana, estão recebendo os serviços emergenciais do DER, já que todos esses caminhos são vias de leito natural. O primeiro desvio tem 4 km de extensão, permitindo o tráfego de veículos leves e caminhonetes, e já recebeu o revestimento de material de pedreira em 90 % do trecho. Esse recurso é utilizado para melhorar as condições das estradas de terra prejudicadas com possíveis trechos com lama.
O segundo desvio, com 14 km, está recebendo o mesmo material de pedreira em toda a sua extensão, além dos serviços de limpeza e drenagem. O terceiro e último desvio é a conhecido no local como Estrada da Usina e já recebe o maquinário do DER para retiradas de barreiras e melhorias na pista. As providências de urgência tomadas nesses caminhos alternativos serão completadas nos próximos dias, desde que as chuvas não dificultem ainda mais a conclusão dos serviços.
DER atua nos desvios alternativos da RJ-230
Quarta, 28 de Janeiro de 2009 às 08:17, por: CdB