Rio de Janeiro, 08 de Fevereiro de 2026

Deputados votam criação de mais três CPIs na quarta-feira

Terça, 31 de Julho de 2007 às 14:19, por: CdB

Os deputados da Assembléia Legislativa do Rio irão votar, nesta quarta-feira, a criação de três novas comissões parlamentares de Inquérito (CPIs) para investigar possíveis irregularidades na Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), na oferta de transportes aquaviários e nos medidores de consumo de energia instalados pela concessionária Ampla. Os três projetos de resolução que pedem a abertura das comissões são de autoria, respectivamente, dos deputados Marcelo Freixo (PSol), Gilberto Palmares (PT) e Marco Figueiredo (PSC).

Segundo o petista Palmares, a criação da CPI das Barcas, de que trata o projeto de resolução 95/07, deve-se ao chamado "apagão náutico" ocorrido no estado, com vários acidentes envolvendo barcas e aerobarcos, durante o primeiro semestre de 2007.
 
— Temos dois pontos importantes que pretendemos investigar: os vários acidentes do começo do ano - alguns, inclusive, com vítimas – e o descumprimento de vários itens do contrato de concessão feito entre o estado e a Barcas S/A. Cito a criação de uma linha para São Gonçalo, que, até hoje, não saiu do papel —, declarou o parlamentar.
 
Palmares recolheu mais de duas mil assinaturas da população para demonstrar a insatisfação dos fluminenses com o serviço de transporte de passageiros através dessas embarcações.

A CPI da Ampla, cuja criação consta do projeto de resolução 153/07, é uma reivindicação antiga, principalmente, dos moradores de Niterói e São Gonçalo, onde a leitura do consumo de energia através dos medidores do tipo aéreo tem causado muitas reclamações e dores de cabeça.
 
— O próprio Inmetro já deu parecer dizendo que os resultados apresentados pelos chips da Ampla não são exatos. A população também tem dificuldade de ter acesso aos serviços da empresa. Antes da privatização, os moradores podiam contar sempre com alguém na Cerj para tirar dúvidas e atender aos seus pedidos —, relatou o deputado Marco Figueiredo.

O deputado Marcelo Freixo acredita que a Ferj esteja descumprindo o Estatuto do Torcedor, o que incidiria diretamente sobre a arrecadação e os gastos do Poder Público com os esportes, e, por isso, é o autor do projeto de resolução 96/07 que cria a CPI do Futebol.
 
— Pretendemos apurar as ações das últimas gestões da Federação para saber se o estatuto realmente foi descumprido. Esperamos ter acesso aos documentos necessários e ouvir o depoimento de todas as pessoas envolvidas. Não sabemos ainda o que vai ser provado com a CPI, mas espero que o resultado traga benefícios para o futebol do nosso estado —, disse o parlamentar.

Tags:
Edições digital e impressa