Rio de Janeiro, 19 de Setembro de 2026

Deputados encontram restos humanos na Casa de Custódia de Benfica

Os seis deputados integrantes das comissões de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados deixaram a Casa de Custódia de Benfica. O deputado Mário Heringer, disse que o local onde aconteceram os crimes virou um caos. (Leia Mais)

Sexta, 04 de Junho de 2004 às 11:15, por: CdB

Os seis deputados integrantes das comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública da Câmara dos Deputados deixaram agora há pouco a Casa de Custódia de Benfica, zona norte da cidade. O presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Mário Heringer (PDT-MG), disse que o presídio está muito destruído e que havia muita água ainda nos corredores e dentro das celas. Ele disse também que o local onde aconteceram os crimes virou um caos.

"Havia restos humanos e fios elétricos usados para assassinar os presos ainda no chão, quatro dias depois de terminado o motim", afirmou o deputado. Ainda segundo o parlamentar, há muitos presos com marcas de ferimentos a tiro e com escoriações. Um dos presos entregou um pedaço de espelho ao deputado, que considerou o objeto uma arma em poder dos presos, apesar da vistoria já realizada pelo poder público estadual. Para Mário Heringer, a Casa de Custódia continua sendo um barril de pólvora, mesmo que os líderes do motim estejam separados dos outros presos.

A comissão deixou a Casa de Custódia rumo à Secretaria de Administração Penitenciária, no centro do Rio, com o objetivo de pedir ao secretário Astério Pereira dos Santos que os presos sejam transferidos imediatamente. O ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, deputado Josias Quintal, também integrante das Comissão que visitou o presídio, disse que vai pedir ao secretário o afastamento do diretor da Casa de Custódia de Benfica. Segundo ele, um preso o teria informado que o diretor corre risco de vida.

Tags:
Edições digital e impressa