A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do tráfego aéreo na Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira os requerimentos de convocação do atual presidente da Infraero, José Carlos Pereira, e de quatro ex-presidentes do órgão: Adyr Silva, Carlos Wilson Rocha de Queirós Campos, Luiz Fernando Perrone e Eduardo Bogalho Pettengill. O ex-superintendente de segurança aeroportuária da Infraero Brigadeiro Edilberto Sirotheau também será convocado.
Uma briga entre parlamentares da base do governo e da oposição para verificar o quórum da sessão impediu que a convocação da diretora de engenharia da Infraero, Eleuza Therezinha Lores, fosse aprovado.
Segundo reportagem da revista Isto É, ela seria apontada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como a responsável por vários contratos superfaturados na Infraero.
Outro depoimento aprovado hoje, considerado crucial para os trabalhos da CPI, é o de Daniel Bachmann, funcionário da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) que estava no jato Legacy no momento do acidente com o Boeing da Gol.
Os deputados também aprovaram a convocação dos presidentes das companhia aéreas TAM, Antônio Bologna, e BRA, Humberto Folegatti, além do ex-comandante da Aeronáutica Brigadeiro Luiz Carlos Bueno e do ex-comandante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Dcea) Brigadeiro Paulo Roberto Cardoso Vilarinho.
Os parlamentares pretendem colher o depoimento dos controladores de vôo e do supervisor do Cindacta I que operavam no momento do acidente aéreo, que, em setembro do ano passado, causou a morte de 154 pessoas.
Na sessão desta quarta-feira foram aprovados, também, os requerimentos que pedem cópia dos contratos de concessão de serviço aéreo entre a União e empresas de transporte aéreo e cópia das gravações das conversas entre os pilotos do Legacy e a torre de comando.
Os deputados pediram diligências no Cindacta I, em Brasília, e o Cindacta IV, em Manaus, além de diligências no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Deputados aprovam convocação de funcionários da Infraero em CPI
Quarta, 30 de Maio de 2007 às 14:28, por: CdB