A comissão externa da Câmara que acompanha as investigações sobre quadrilhas neonazistas se reúne nesta terça-feira para votar requerimentos. A quadrilha sob investigação estaria articulada no Rio Grande do Sul, com células organizadas nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Integrantes da comissão querem, ainda, que a Polícia Federal também apure os crimes atribuídos a esses grupos.
Deputados que participaram de audiência pública sobre o tema na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, semana passada, constataram que a Polícia Civil gaúcha vem investigando a atuação de defensores do nacional-socialismo, suspeitos de planejar e executar ataques a judeus e homossexuais.
Para o coordenador da comissão externa, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), o depoimento do delegado da Polícia Civil Paulo César Jardim mostrou que a quadrilha tem ramificações em outros estados, o que justificaria a atuação da PF no caso.
– Ele trouxe importantes subsídios que vão servir agora para que possamos fazer também audiências em São Paulo e no Paraná, porque há uma interligação entre os grupos neonazistas no Brasil. E vamos pedir à PF que faça um levantamento das ligações entre grupos de outros países da América do Sul com o Brasil – disse Itagiba aos jornalistas.