Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2026

Deputados adiam decisão sobre votos em lista fechada

Quarta, 13 de Junho de 2007 às 18:39, por: CdB

A votação do projeto que determina a lista fechada para eleições legislativas foi adiado, para a próxima semana, pela Câmara dos Deputados. Sem acordo e com um número alto de emendas (cerca de 300), os deputados desistiram de apreciar a proposta nesta quarta-feira.

- Vamos adiar por prudência. Retomaremos semana que vem -, disse o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia.

Pela proposta, o eleitor deixa de votar diretamente no candidato a vereador, deputado estadual e deputado federal e passa a votar no partido, que fica responsável por organizar uma lista pré-ordenada de candidatos.

Dependendo da quantidade votos, esse partido tem direito a um determinado número de vagas, que são preenchidas de acordo com essa lista pré-definida. A intenção dos parlamentares é aprovar o projeto para valer nas eleições municipais do ano que vem.

O impasse foi criado depois da votação de um requerimento para encerramento da discussão e início da votação da proposta. A votação mostrou que os deputados contrários à lista fechada (de PSDB, PDT, PR, PTB, PP e PSB)  era maioria dentro do plenário. O requerimento havia sido apresentado pelos partidos pró-lista (PT, PMDB, Democratas, PPS e PC do B). O objetivo era começar imediatamente a votação. Na votação do requerimento, vitória dos contrários à lista fechada: 245 a 194 e quatro abstenções.

Com isso,os líderes dos partidos que querem a lista preferiram adiar a votação.
 

Tags:
Edições digital e impressa