Rio de Janeiro, 28 de Janeiro de 2026

Deputado diz em CPI que pilotos americanos 'estavam perdidos'

Terça, 05 de Junho de 2007 às 18:08, por: CdB

O deputado Vic Pires Franco (DEM-PA), apresentou, nesta terça-feira, um documento extra-oficial de 112 páginas à CPI do Apagão Aéreo da Câmara, que seria a ranscrição da caixa-preta do jatinho Legacy, os pilotos, em certo momento do vôo, não sabiam onde estavam. Às 16h36, o co-piloto Jan Paladino pergunta onde eles estão e comandante Joe Lepore respondeu que não sabia. 

Apesar de estar aparentemente perdido, o piloto resolve cochilar por alguns minutos. A transcrição extra-oficial mostra que às 16h39 ele diz para o co-piloto: "Eu vou tirar uma soneca". O "descanso" dura até as 16h55, um minuto antes do choque do jatinho contra o Boeing da Gol no dia 29 de setembro do ano passado, causando o maior acidente aéreo da história do Brasil, com 154 mortos.

A transcrição da caixa-preta do Legacy diz também que o jato poderia estar com o transponder (equipamento que envia os dados relativos ao avião para outras aeronaves e para o centro de controle) desligado no momento em que as duas aeronaves colidiram.

O documento diz que o choque entre o jato e o Boeing ocorreu às 16h56min54s (horário de Brasília).

- Às 16h12, o co-piloto [Jan Paul Paladino] perguntou se o comandante [Joe Lepore] queria desligar um determinado aparelho. O comandante disse que sim. Às 16h59min, três minutos depois do choque, o co-piloto constata que o TCAS [transponder] está desligado e ordena que seja ligado -, diz o deputado, lendo a transcrição e ressaltando não ter certeza de que o aparelho em questão é mesmo o transponder.
 
Ainda com base no relatório extra-oficial, o deputado Vic Pires Franco diz acreditar que o jato executivo Legacy saiu de sua rota de vôo.

- Às 16h16, o piloto fala: 'Vamos um pouco naquela direção.' Um tempo depois, ele fala para voltar à rota. Ora, se ele precisava voltar, então é porque não estava nela -, acredita.

Durante os cerca de 15 minutos de descanso do piloto, o co-piloto constatou que algo estava errado com a freqüência e tentou por várias vezes contato com a Torre de Brasília. Sem sucesso. O choque pode ser ouvido com clareza, segundo a transcrição.

Tags:
Edições digital e impressa