O deputado distrital Pedro Passos aguarda o julgamento de um pedido de habeas corpus para deixar a prisão e aguardar o julgamento em liberdade. Ele foi preso pela Operação Navalha, da Polícia Federal, que executa mandados de prisão preventiva, busca e apreensão a partir de investigação do Ministério Público Federal (MPF) sobre fraudes em obras públicas. O pedido de habeas corpus foi apresentado por uma cidadã, sem o conhecimento da família ou do advogado de defesa do deputado.
Segundo a assessoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a requerente chama-se Alessandra Costa.
- Não sabemos até agora quem é autor do pedido -, disse o filho do deputado distrital Fernando Passos.
- Não sabemos se foi alguém querendo prejudicar meu pai ou algum militantes desesperado -, completou.
O advogado Herman Barbosa também comentou que não conhece a pessoa e só teria tomado conhecimento do pedido ao ir pessoalmente ao STJ nesta sexta-feira.
O ministro Paulo Gallotti, do STJ, será o responsável por julgar o pedido, que pode ser apreciado inclusive no final de semana. Segundo o advogado Herman Barbosa, a orientação do deputado é esperar a decisão da Câmara Legislativa, que pode relaxar a prisão de um parlamentar com base nas leis atuais. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa pode emitir um parecer recomendando ou não o relaxamento. Segundo Barbosa, o deputado confia na decisão dos colegas da Câmara Legislativa.
Deputado distrital aguarda julgamento de <i>habeas corpus</i> no STJ
Sexta, 18 de Maio de 2007 às 15:36, por: CdB