Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2026

Deputado denuncia excessos da polícia no Complexo do Alemão

O deputado Alessandro Molon (PT), presidente da comissão de Direitos Humanos da Alerj, enviou representação ao Ministério Público do Estado do Rio pedindo uma investigação sobre a atuação policial no Complexo do Alemão. (Leia Mais)

Sexta, 15 de Junho de 2007 às 07:35, por: CdB

O deputado Alessandro Molon (PT), presidente da comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio, enviou uma representação para o Ministério Público do Estado do Rio pedindo uma investigação sobre a atuação policial no Complexo do Alemão, onde, segundo deputado, uma boa parte da população, principalmente crianças e e mulheres, está sendo vítima dos excessos da polícia.

- Recebemos a informação de que meninas e mulheres teriam sido obrigadas a levantar as saias durante a revista policial. No nosso entendimento, isso constitui um excesso inadmissível - disse o deputado, que entregou a petição do Subprocurador Geral de Justiça de Direitos Humanos, Leonardo Chaves, que prometeu investigar as denúncias.

Nesta quinta-feira, em mais um dia da operação policial no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, quatro pessoas morreram e quatro ficaram feridas, uma criança de 9 anos e um policial militar.

A área está ocupada por policiais desde o dia 2 de maio. Do início das operações até agora, cerca de 70 pessoas foram feridas e 18 morreram. Nesse período, as aulas foram interrompidas e, em alguns momentos, a energia elétrica e a coleta do lixo chegaram a ser suspensas.

A Força Nacional de Segurança está participando da ação policial com 140 homens e de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança, os policiais ficarão no local por tempo indeterminado.

Tags:
Edições digital e impressa