A Assembléia Legislativa de São Paulo começa a semana perplexa. Uma reunião de líderes, em caráter excepcional, foi marcada para hoje. Na pauta, a discussão das denúncias do deputado Roque Barbiere (PTB), segundo as quais lobies atuam na Casa, num esquema que leva vários deputados a venderem emendas para prefeituras e empreteiras.
Sem dar nomes aos bois, o deputado - do PTB que compõe a base dos governos tucanos há décadas e, agora, portanto, a do governo Geraldo Alckmin - afirmou haver entre 25% a 30% de seus colegas que vendem emendas para prefeitos e empreiteiras. Vejam, a gravidade de uma denúncia desse porte e o deputado a faz sem revelar nomes dos responsáveis!
Ainda no fim de semana ele reafirmou suas acusações em entrevista à TV. De novo, sem nomes. Mas, felizmente, a partir de suas denúncias, o Ministério Público do Estado (MPE) abriu inquérito para investigar a denúncia. É caso, mesmo, de polícia e para o MPE.
Venderiam emendas para obter enriquecimento ilícito
"A denúncia do deputado dá conta de que uma parcela da Assembleia se utiliza das emendas para enriquecimento ilícito", justifica o promotor de Justiça Carlos Cardoso, que assumiu o comando da apuração."O inquérito existe para apurar se esses fatos aconteceram, quando, como e quem são os responsáveis por eles".
Os colegas de Barbiere exigem que o deputade diga quem são os 30% dentre os parlamentares. O presidente da Casa, Barros Munhoz (PSDB) afirmou que a "Casa está perplexa" e que nunca houve denúncias sobre isso lá. "Estou sem entender o que ele (Barbiere) fala", afirmou.
Já o governador Geraldo Alckmin preferiu reafirmar a transparência e o rigor da liberação de recursos para emendas. Disse, ainda, não estar disposto a mudar o procedimento de liberação dessas verbas. Uma transparência e um rigor que, Deus tá vendo, já que a denúncia parte de um membro da bancada de apoio a seu governo!
Transparência vetada por governador do DEM
É sempre bom lembrar que em 2006, quando da tramitação da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO-2007) a bancada do PT apresentou uma sugestão que estabelecia transparência no acompanhamento das emendas parlamentares. A proposta foi vetada pelo então governador Cláudio Lembro (DEM) e nunca mais voltou à pauta.
Como afirmei aqui na semana passada, o deputado Barbiere tem de dar nomes aos "bois". Se queria e fez a denúncia, tem de apontar quem vende emendas para prefeituras e empreiteiras. Do contrário, repito, o deputado está simplesmente contribuindo para a tão condenável criminalização generalizada dos políticos e da política.
Denúncia na Assembléia paulista: é preciso dar nome aos bois
Segunda, 26 de Setembro de 2011 às 09:38, por: CdB